CERTIFICAÇAO AMBIENTAL

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

CERTIFICAÇAO AMBIENTAL

Mensagem por Admin em Sab Maio 07, 2016 3:41 am

1º TOPICO DA DISCIPLINA DE CERTIFICAÇAO AMBIENTAL

POSTAGENS:06.05 A 12.05

QUAL A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL PARA A EMPRESA?
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA EMPRESA? E PARA A SOCIEDADE?
A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL PODE SER CONSIDERADA UMA FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A SOCIEDADE?

PARA AUXILIAR NA ATIVIDADE, BEM COMO NA FIXAÇÃO DO CONTEÚDO SEGUE VÍDEO.

Bom estudo.

Michele Laughing

Admin
Admin

Mensagens : 9
Data de inscrição : 10/03/2016

Ver perfil do usuário http://gbhca.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: CERTIFICAÇAO AMBIENTAL

Mensagem por Erika Angelica dos Santos em Seg Maio 09, 2016 3:45 pm

1 . QUAL A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL PARA A EMPRESA?



A certificação ambiental para empresas na atualidade é de suma importância, em decorrência dos impactos ambientais produzido pelo homem na natureza e os riscos globais possíveis de acontecer, por conta das mais diversas práticas de poluição ao meio ambiente.

A certificação representa para as organizações a conquista da confiança de seus principais clientes, colaboradores, sociedade e de quem vive nas áreas de influência direta. Pois tal certificação, demonstrar o comprometimento da empresa com o meio ambiente, numa forma perspectiva de desenvolvimento sustentável mercadológico diante aos olhos dos consumidores. Assim, torna-se uma ferramenta estratégica para melhorar as relações com os consumidores, bem como aos temas relacionados ao meio ambiente.
As organizações no presente e num futuro bem próximo, precisa adotar estratégias de sustentabilidade, pois a cada dia, os consumidores buscam produtos que não prejudiquem o meio ambiente e que a sua fabricação provoquem o mínimo de impacto ambiental, ou seja, se busca na atualidade empresas com uma imagem ambiental positiva, reflexo de uma gestão inovadora e eficiente.
Fazendo-se necessário, a busca das certificações, afinal, as empresas precisam implantar seus sistemas de gestão ambiental de acordo com a Norma ISSO 14000 para mitigar os riscos ambientais e promover as estratégias utilizadas em seu desenvolvimento ambiental sustentável.
Nesse contexto, as organizações, precisam urgente se alinhar aos cuidados da preservação ambiental, e os setores da construção civil, da cerâmica, da metalurgia, eletro-eletrônicos, óptica, da prestação de serviço, das grandes empresas têxteis e por fim, dos transportes comerciais e de massa, precisam buscar as suas certificações ambientais. Também não devemos esquecer quem atua na abrangência do meio ambiente, ou seja, as empresas de serviço na área de preservação ambiental, gestão de resíduos sólidos, as empresas públicas e privadas de tratamento e fornecimento de água, bem como no tratamento de esgoto, além das empresas de geração de energia. Afinal, tem sido constante a procura por parte do consumidor por empresas certificadas que visam à proteção ambiental e a prevenção de causas que venha a provocar impactos ou riscos ambientais, são as grandes preocupações de qualquer organização desde o início até o fim desse milênio como resposta as gerações futuras do nosso planeta Terra.

Wink
09.05.2016 / 10:42:04
2 . QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA EMPRESA? E PARA A SOCIEDADE?

A Certificação Ambiental, auxiliará as empresas que vêem a preservação ambiental  não como um empecilho, mas como um fator de sucesso para se posicionarem no mercado, ou seja, uma  oportunidade de ascensão regional, nacional e internacional.
A implementação da gestão ambiental pode oferecer outras vantagens para a empresa e também para a Sociedade. Entre as vantagens para a empresa estão a criação de uma imagem “verde”; acesso a novos mercados; redução e eliminação de acidentes ambientais, evitando, com isso, custos de remediação; incentivo ao uso racional de energia e dos recursos naturais; redução do risco de sanções do Poder Público (multas) e facilidade ao acesso a algumas linhas de crédito.  Referente a Sociedade, estes possuirão maiores informações sobre a origem da matéria-prima e composição dos produtos, podendo optar, no momento da compra, por bens e serviços menos agressivos ao meio ambiente.
Arrow


3 . A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL PODE SER CONSIDERADA UMA FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A SOCIEDADE?

SIM. Pois as empresas que adotam a Certificação Ambiental, acabam que atingindo diretamente a sociedade através dos seus projetos de gestão na área ambiental, que vem revelando dia após dia um enorme potencial para provocar mudanças nos padrões de consumo da sociedade.
affraid

Erika Angelica dos Santos

Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/03/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: CERTIFICAÇAO AMBIENTAL

Mensagem por Igor Lacerda em Ter Maio 10, 2016 5:33 pm

QUAL A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL PARA A EMPRESA?
Certificação pode ser uma ferramenta útil para adicionar credibilidade, por demonstrar que seu produto ou serviço reúne as expectativas dos seus consumidores. Para algumas industrias, certificação é um requerimento legal ou contratual.

QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA EMPRESA? E PARA A SOCIEDADE?
Normas internacionais trazem benefícios tecnológicos, econômicos e sociais. Eles ajudam a harmonizar especificações de produtos e serviços fazendo a indústria mais eficiente e quebrando barreiras para o comercio internacional. Conformidade com padrões internacionais ajuda a tranquilizar consumidores que os produtos são seguros, eficientes e bons para o ambiente.

Para empresas
Normas internacionais são ferramentas estratégicas e diretrizes para ajudar companhias enfrentar alguns dos maiores desafios do empresarial moderno. Eles garantem que as operações de negócios são tão eficientes quanto possíveis, aumentando a produtividade e ajudando companhias acessar novos mercados.
Benefícios incluídos:
• Economia de custos
• Maior satisfação do cliente
• Acesso a novos mercados
• Aumento da produtividade e competitividade no mercado
• Benefícios ambientais

Para a sociedade
ISSO tem mais de 21000 normas tocando quase todos os aspectos da vida diária.
Quando produtos e serviços obedece a Normas Internacionais consumidores podem ter confiança que eles são seguros, cofiáveis e de boa qualidade. Por exemplo, Normas ISO’s  sobre estradas seguras, brinquedos seguros e pacote médico seguro são apenas uma coletânea daqueles que ajudam fazer o mundo um lugar seguro.
Estar certo que os benefícios do ISO Normas Internacionais são tão amplas quanto possíveis, ISO auxilia a envolver os consumidores no trabalho de desenvolvimento de normas com o Comitê sobre Política do Consumidor (COPOLCO).
Normais Internacionais sobre qualidade do ar, água e solos, sobre emissões de gases e radiação e aspectos ambientais de produtos contribui para preservar o ambiente e a saúde dos cidadãos.

A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL PODE SER CONSIDERADA UMA FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A SOCIEDADE?
Entendo mais como um fruto da conscientização da sociedade. Exigimos aquilo que nós sabemos que nos é benéfico, e também para nossa família. A medida que tomamos conhecimento de que somos consumidores e que pagamos com recursos advindos do próprio trabalho e que merecemos por direito receber bens ou serviços com a mesma responsabilidade com os quais prestamos. Então passamos a exigir qualidade. Empresas sem certificação ambiental muitas vezes fornecem serviços e produtos até a preços mais baratos, o que necessita antes uma conscientização por parte do consumidor para assim escolher algo melhor.

Fonte: iso.org

Igor Lacerda

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/05/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: CERTIFICAÇAO AMBIENTAL

Mensagem por Edmilson Do Nascimento em Qua Maio 11, 2016 5:49 pm

A importância do certificado ISO 14001 para a empresa é que ela vai sair ganhando porque vai ter mais credibilidade junto aos seus consumidores, devido ao comprometimento da mesma com a preservação do meio ambiente. A empresa passa a ter um reconhecimento maior por parte dos clientes e a sociedade é beneficiada por consumir produtos cuja origem é conhecida. Outra vantagem para a sociedade é a conscientização, tendo em vista, a população saber se a empresa tem responsabilidade ambiental. Ao consumir qualquer produto, o consumidor vai optar por aquele cuja empresa tem uma certa consciência ambiental.

Edmilson Do Nascimento

Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/03/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Certificação Ambiental

Mensagem por Tiago Rodrigues de Souza em Qui Maio 12, 2016 1:55 am


1) QUAL A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL PARA A EMPRESA?
Alem dos lucros por conta da visibilidade dada a preocupação com o meio ambiente e a legalidade de fazer tudo dentro das normas técnicas relacionadas a conservação, preservação e sustentabilidade dos produtos fabricados, bens vendidos e matéria prima utilizada no processo, existem a preocupação em se disseminar o pensamento ecologicamente correto e ampliar os canais de melhorias na Educação Ambiental.
2) QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA EMPRESA? E PARA A SOCIEDADE?
Os benefícios são muitos: As empresas se beneficiam obtendo mais lucro e maior visibilidade de seus produtos, conseguindo abertura comercial no mercado interno e externo por conta do comprometimento e compromisso de sempre contribuir com o meio ambiente, gerar tecnologias, incentivar pesquisas, projetos que garanta uma qualidade favorável de relação entre a produção e o equilíbrio com o meio, o que podemos caracterizar como Marketing verde ou Eco marketing; A sociedade terá em seu favor, produtos dentro de condições adequadas, ambientes preservados, tecnologias ao seu alcance e maior oportunidade de conhecer os produtos e as empresas que tem esse comprometimento dedicação com a natureza e seus recursos.
3) A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL PODE SER CONSIDERADA UMA FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A SOCIEDADE?
Certamente que sim, pois sendo um processo de comprometimento, um compromisso em manter a gestão ambiental como forma de fiscalizar as ações dentro de uma determinada empresa, isso transpassará os muros e alcançará toda a sociedade, é um "efeito dominó positivo" que possibilita a expansão dos conhecimentos ambientais, onde as empresas buscam e visam lucros, mas se mantem vigilantes em não perder o a certificação, logo, o instrumento ganha força e serve como apoio para implementação de leis e normas correlacionadas a Educação ambiental também na sociedade.

Tiago Rodrigues de Souza

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/03/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: CERTIFICAÇAO AMBIENTAL

Mensagem por juscilene em Qui Maio 12, 2016 8:28 pm



CERTIFICADO AMBIENTAL

- ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?

Desde 1977, com a iniciativa alemã do selo " anjo azul ". A parti daí começaram a surgir os chamados rótulos ecológicos, baseados na certificação ambiental de produtos. Um poderoso mecanismo de educação e de informação ao consumidor que utiliza as forças de mercado como indutoras da oferta de melhores produtos do ponto de vista ambiental, proporcionando novas oportunidades de negócios para as empresas.

Para alcança uma certificação ambiental a empresa deve cumprir três exigências.

- Ter implantado um sistema de gestão ambiental.
- Cumprir a legislação ambiental aplicável ao local de instalação.
- Assumir um compromisso com a melhoria continua de seu desempenho ambiental.

juscilene

Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/04/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: CERTIFICAÇAO AMBIENTAL

Mensagem por werislayk cavalcante em Sex Maio 13, 2016 12:16 am

1) QUAL A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL PARA A EMPRESA?
Com a certificação ambiental as empresas demostram que se enquadram em ações de sustentabilidade, sendo uma empresa vista de forma diferenciada das demais, pois a ela passa uma imagem de empresa que se preocupa com o futuro e é capaz de enxergar as oportunidades e ameaças que o  meio ambiente apresenta.
2) QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA EMPRESA? E PARA A SOCIEDADE?
Para a empresa representa conquistas de novos mercados. economia a médio e longo prazo e comprimento da legislação ambiental.
Para a sociedade a perspectiva de desenvolvimento da sociedade sem agressão ao meio ambiente, uma alta prioridade da norma é a proteção dos empregados, através do cumprimento de toda a legislação e regulamentos sendo assim um beneficio a mais para a sociedade.
3) A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL PODE SER CONSIDERADA UMA FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A SOCIEDADE?
Sim, por se tratar de  uma norma de gerenciamento das atividades que  têm impacto no ambiente, e que visa o desenvolvimento de forma que proteja o meio ambiente, a sociedade pode ver de maneira positiva o uso dessa norma e optar pelo o uso consciente de produtos advindos de um sistema de desenvolvimento sustentável.

werislayk cavalcante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 22/03/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: CERTIFICAÇAO AMBIENTAL

Mensagem por Renata Flavia da Costa Le em Sex Maio 13, 2016 1:08 am

QUAL A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL PARA A EMPRESA?
Tendo em vista os impactos causados ao meio ambiente e a saúde pública, ao longo dos anos vem sendo cobrado das empresas atitudes sustentáveis. A certificação ambiental para a empressa é de grande importância tendo em vista que esta traz não só qualidade ambiental, mas economia e por muitas vezes, produtos com maior qualidade e bem vistos pelo consumidor.
Além disso, a competitividade no mercado tem aumentado cada vez mais, o que leva as empresas a demonstrarem um diferencial. Como a questão ambiental vêm sendo amplamente discutida no mundo, ela acaba sendo um bom aliado para o desenvolvimento de um empreendimento.
Em resumo, a importância surge de que cada vez mais o meio ambiente e seus recursos vêm tendo destaque em debates mundiais, e isso leva as empresas a um outro patamar, onde através da certificação ambiental esta possa mostrar seu engajamento neste meio.

QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA EMPRESA? E PARA A SOCIEDADE?
A certificação ambiental tem para as empresas diversos benefícios. Começando pelo que talvez seja o principal ponto para as empresas, a economia. Contudo, é um benefício a médio e longo prazo, o que não pode ser bem avaliado por alguns empreendedores. Outro benefícios são as linhas de crédito, como crédito de carbono criado no protocolo de Kyoto, onde empresas que realizam práticas ambientais para minimizar a dispersão de carbono na atmosfera, podem vender seus créditos. Outro benefício é o financiamento de bancos, que só liberam capital se a empresa possuir licença ambiental. Além de ser bem visto pelo consumidor, como foi supracitado, hoje a preocupação com os recursos naturais é cada vez maior, então o consumidor muitas vezes opta por pagar mais caro se o produto for menos danoso ao meio ambiente.
Para a sociedade, o grande benefício baseia-se no meio ambiente e saúde pública. Com a melhoria de qualidade das empresas, há melhoria da qualidade de vida da população. Quanto menor o impacto causado ao meio ambiente, menor o impacto causado ao próprio homem.

A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL PODE SER CONSIDERADA UMA FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A SOCIEDADE?
Apesar da maioria dos benefícios vistos pelos empreendedores serem por seu aumento de lucro e não pela melhoria no meio ambiente, ainda assim há como consequência há melhoria na qualidade ambiental. Para que haja certificação ambiental é necessário mudanças de atitudes, e para isso é necessário a conscientização das pessoas. Então tanto funciona como conscientização, como também a conscientização é necessária para que haja mudanças nas atitudes que a levem a certificação ambiental.

Renata Flavia da Costa Le

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/05/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: CERTIFICAÇAO AMBIENTAL

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum